Crudités com pasta de tofu e beterraba

Crudités são aperitivos tipicamente franceses, feitos com legumes crus cortados em palitos ou inteiros e que são mergulhados em um vinagrete ou outro molho na hora de comer. Acompanham muito bem qualquer bebida e boas horas de conversa….

Você pode servir com um ou mais molhos, “brincando” com a consistência e o sabor de cada, um mais cremoso como esse de tofu, outro mais líquido como azeite com balsâmico, um mais suave como um de iogurte temperado com sal, azeite e cheiro verde, outro mais picante como o de geléia de pimenta…..e assim você aguça ainda mais o paladar das pessoas!

Use a criatividade na escolha dos legumes, será uma experiência interessante as várias combinações legumes e molhos!

Outras idéias de molhos: sardela, pasta de ricota, pasta de beringela, pasta de grão de bico com tahine (homus), pasta de azeitona, azeite com ervas, azeite trufado….e todas as que quiser inventar!

Outros legumes: abobrinha (cortar em palitos finos), pimentão, brócolis e couve flor (cru ou no vapor, ‘al dente’), erva doce, salsão, rabanete, vagem no vapor, mini milho…..

E vamos ao de tofu com beterraba! Quando fizer outros molhos, trago a receita!!

Crudités com pasta de tofu e beterraba

  • Porções: 4
  • Dificuldade: easy
  • Imprimir

IMG_3170Ingredientes:

  • 1 peça de tofu orgânico
  • 1 beterraba crua ralada
  • 2 cenouras cortados em palitos
  • 2 pepinos japoneses cortados em palitos
  • 1 col. sopa de água filtrada
  • azeite extravirgem
  • gersal*

Modo de fazer:

No processador ou liquidificador, coloque os pedaços da peça de tofu com um pouco da água (não coloque toda, pois a beterraba solta líquido, vá acrescentando conforme necessário). Bata o tofu com a água e acrescente aos poucos a beterraba e o restante da água até adquirir a cor e a consistência de sua preferência. Por fim, tempere com azeite e o gersal e bata mais um pouco.

Sirva com os legumes em palito.

Enjoy!

*PS.: Gersal é sal marinho triturado com gergelim torrado. Comprei pronto na Zona Cerealista, mas é bem simples de fazer, basta triturar no processador 3 col. sopa de sementes de gergelim integral levemente torradas com 1 col. sopa de sal marinho, até ficar homogêneo. Pode ser usado da mesma forma que o sal comum.

O gergelim é excelente fonte de proteínas, gorduras insaturadas (gorduras do bem) e fibras. É rico em cálcio, ferro e fósforo e vitaminas do complexo B.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: